sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ÚLTIMAS DO FÓRUM



myspace Stuff


UNIÃO DOS SINDICATOS EM NOVA CENTRAL






Na plenária pela reorganização do movimento sindical e popular realizada no dia 27 de janeiro, quarta-feira no sindicato do Cpers, estavam presentes Conlutas, Intersindical, MTL, PSOL, PSTU, Químicos Unificados, Movimento Revolucionário, Pastoral Operária, Lutas Marxistas, Cpers, MTST e SEPE (RJ).
Para os sindicalistas, o sistema capitalista não permite oportunidade e espaço de trabalho a todos, nem mesmo aos que se qualificam. Relatou-se a política de favorecimento ao capital e ao latifúndio, verificada com o crescimento do agronegócio no comércio brasileiro, além disso, o ataque ao terceiro PNDH – Plano Nacional de Direitos Humanos – o qual reafirmaria a democracia e liberdade do povo, no entanto está sendo duramente criticado pelos setores de direita, imprensa e militares. Preocupados com a realidade dos trabalhadores brasileiros, os sindicatos formarão uma nova central sindical, desvinculada da CUT – Central Única dos Trabalhadores – para a direção da classe tabalhadora e será o ponto de apoio para as novas conquistas em um movimento independente dos projetos da burguesia.
Segundo Arlei, da Intersindical, é preciso sair às ruas, enfrentar e conquistar os direitos, entretanto, é indispensável construir uma nova central e, para isso ocorrer,o sindicato terá que buscar mais trabalhadores inclusive aqueles que estão afastados do sindicato e os superexplorados, interagindo com todos para complementar a luta. Mário Augusto – Intersindical – declarou otimismo pela união da Conlutas e Intersindical na construção da nova central, no entanto, também há indignação frente à inexistência de processos revolucionários na conjuntura brasileira embora se presencie um período adverso de crise que estimula o surgimento de manifestações e revoluções mais amplas.
A nova central sindical surgirá do Conclat – Congresso da Classe Trabalhadora – e deverá unir os sindicatos com o propósito de reorganizar o movimento e elevar sua força na conquista de direitos, melhores salários e condições de vida para a classe trrabalhadora.

JUSSEMARA SOUZA DA SILVA
Rede RDC Web
Rádio Fórum Porto Alegre




Música folclórica: a cultura no FSM 2010

“Venha pelas colinas até uma terra onde as lendas resistem, onde histórias antigas ainda tocam os corações e, por isso, revivem”.Sob esta inspiração, o Grupo Tradisons exibe o talento e a musicalidade, resgatando e revivendo músicas folclóricas do mundo inteiro.
No Fórum Social Mundial 2010, o grupo realizou oficinas de músicas na Usina do Gasômetro. A oficina desta sexta-feira apresentava teoria, percepção e prática da música, em que foram abordados o alcance, o acesso e a iniciação correta da musicalidade sob orientação do músico e professor de música Paulo Roberto Lima Duarte, o qual foi aluno e amigo do Maestro Macedinho.
O Grupo Tradisons, fundado em 2006 e coordenado pelo multinstrumentista gaúcho Renato Velho, é formado por dezesseis integrantes de diferentes nacionalidades e gerações e agregam em seu repertório canções que identificam distintas culturas e povos. Numa analogia, é este também o propósito do FSM ao transpassar e reunir inúmeras nacionalidades em um evento que promove o debate, a interação e a construção de novos conceitos e projetos.
Para mais informações do Grupo Tradisons, contatar com Paulo Roberto pelo fone: (51) 91772472.

JUSSEMARA SOUZA DA SILVA

REDE RDC Web

Rádio Fórum Porto Alegre




Reconstrução da história e possível verdade após a anistia


Na quarta-feira feira, 27 de janeiro, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, estiveram reunidos na mesa do Seminario “Direito à Memória e à Verdade” Boaventura de Souza Santos, sociólogo e professor da Universidade de Coimbra, Marcos Rolim, jornalista e sociólogo e Domingos sávio da Silveira, procurador da república, os quais discutiram acerca da Lei da Anistia e dos direitos humanos, bem como relembraram as vítimas da ditadura militar no Brasil.
O evento teve início com a exposição de um projeto de pesquisa de alunos da UFMG, em que constam diversas informações, fotos, vídeos e músicas que tratam dos acontecimentos e pessoas envolvidas neste horrendo período da história brasileira – a ditadura militar.
Domingos Sávio da Silveira referiu a necessidade de resgatar os fatos e a história com o objetivo de reconstruí-la, uma vez que ainda há tantos episódios ocultos,e não com a finalidade de perseguir ou punir os responsáveis pelas torturas, assassinatos e desaparecimentos forçados. Silveira destacou o lamentável hábito de evitar comentários sobre fatos passados, o que contribui para a prescrição jurídica dos crimes. Relatou, inclusive , que a Lei da Anistia, promulgada em 1979, ao conceder anistia aos que cometeram crimes políticos ou conexos com estes, excluiu os condenados por terrorismo (como eram vistos e julgados os grupos de esquerda) ao passo que favoreceu os militares e os torturadores.
É importante ressaltar que, no Brasil, vários crimes ocorridos durante a ditadura militar não foram esclarecidos até hoje, enquanto inúmeras pessoas continuam desaparecidas. E esta lembrança dolorosa não deve ser apagada da memória, ao contrário deve trazer a inquietação de desvendar os mistérios que restam e também impedir que os abuso do poder a da liberdade volte a afrontar os direitos humanos e democráticos.

JUSSEMARA SOUZA DA SILVA
Rede RDC Web
Rádio Fórum Porto Alegre






AVISO!!!

em breve os audios do FSM 2010 estárão disponivel na pagina


marco maragato
rádio forum porto alegre

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Um outro gibi é possível

ATIVIDADES NA RÁDIO FÓRUM PORTO ALEGRE

*














SALA DE IMPRENSA E ESTÚDIO DA RÁDIO FÓRUM

O trabalho no estúdio da Rádio Fórum Porto Alegre, localizado no setor de imprensa da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, tem sido muito intenso desde o começo do FSM 2010, no dia 25 de janeiro.
Com a direção de programação do veterano Marco Maragato, pioneiro na área de radidifusão comunitária, a programação está acontecendo na média de dezesseis horas diárias.
No dia de hoje, houve entrevistas com diversas personalidades, entre elas Lélio da Coordenação do Comitê Porto Alegre.
Agora há pouco, esteve em nosso estúdio o Vereador Regis do Amaral, que atua na Rádio Integração do Taquari, município onde reside e tem sua atividade parlamentar.
As fotos mostram o panorama geral das atividades que estão acontecendo hoje.

Repórter: Itair Linchim
Rede Rdc Web

PELO FIM DA CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DA POBREZA

Na tarde desta terça-feira 26, realizou-se, nas dependências do Cpers, uma Tribuna Popular sob o tema “Contra a criminalização dos movimentos sociais” e, conforme frisado pelos palestrantes, contra também a criminalização da pobreza.

Neste evento que reuniu Cpers, MST, MTL, MNLM, Intersindical, Químicos Unificados, Tribuna Popular Nacional, Coletivo Levante Nacional, UNE, FASUBRA e diversos participantes, debateu-se a respeito da violência desmedida aplicada pela polícia aos militantes como represália aos manifestos, o que também ocorre muito e indiscriminadamente à população pobre, gerando inúmeras prisões desnecessárias e outras fatalidades.
Segundo Bernadete Menezes, historiadora e professora da UFRGS, é possível comparar estas repressões às que ocorreram no período ditatorial, das quais tantas ficaram ocultas mesmo após a Lei da Anistia. Hoje, o mesmo ocorre ao impedir a divulgação das tristes conseqüências dos confrontos entre os movimentos sociais e a polícia: torturados, feridos e até mortos.
Para Gilmar Mauro, dirigente nacional do MST, há um processo para sair desta criminalização e para reestruturar o movimento, porém não há receita para seguir e, além disso, deve-se ter consciência de que o Estado – com seu aparato repressivo – e a burguesia não faltarão e isto clareia o planejamento a ser feito pelo MST. É válido lembrar que o Ministério Público decretou a dissolução do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, declarando a ilegalidade do mesmo por ser considerado um grupo paramilitar.
Relembrou-se, inclusive, da violenta repressão policial aos professores integrantes do Cpers, em 2009, sob ordens da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e a posterior punição de corte de salários dos professores como maneira de deter o sindicato.
O abuso da força policial também foi usado numa tentativa de impedir a realização de uma assembléia do Sindicato dos Químicos Unificados, conforme relatou Paulo Soares Correia – conhecido como Paulinho – do Sindicato de Osasco-SP. Os sindicalistas reivindicavam por reformas econômicas (ajuste salarial de 10%, participação nos lucros da empresa, equiparação salarial) e convênio médico.
Numa assembléia posterior, o atraso na entrada dos funcionários foi entendido pela empresa como uma greve, gerando processos judiciais e agressões aos participantes do sindicato, acusados por dissídio coletivo. Paulinho e outros colegas foram torturados pela polícia durante este ato e apontados como arruaceiros para os demais trabalhadores. Apesar disso, Paulinho afirmou que o Sindicato dos Químicos Unificados continuará lutando, resistindo e organizando seus trabalhadores na conquista de seus direitos.

Jussemara Souza da Silva

Rede RDC Web

Rádio Fórum Porto Alegre

SINDICATOS DEBATEM REESTRUTURAÇÃO

Nesta terça-feira pela manhã, representantes da intersindical – químicos unificados, sindicato dos bancários, CPERS, entre outros - reuniram-se no Sindisprev (Travessa Leonardo Truda, 40 - 12° andar) em Porto Alegre, para dialogar a respeito da atual situação dos sindicatos bem como, apontar e propor medidas para reestruturar o movimento sindical.

Os representantes referiram a necessidade de reorganizar o sindicato e amplificar sua resistência, uma vez que a crise também atingiu a instituição e, para reconstruí-la, o uso da comunicação entre a associação e a base é imprescindível para tornar os trabalhadores sujeitos ativos dentro do movimento, conscientes da ideologia sindical e preparados para a mobilização.

Relatou-se ainda que o planejamento junto à base constitui o meio mais eficaz de efetuar as conquistas. Além disso, esta reforma deve ser precedida de informação e politização da massa, a fim de tornar os militantes aptos a discernir os contra-argumentos que tentam distorcer a verdadeira essência do sindicato na conquista de direitos para os trabalhadores.

Os sindicalistas pretendem um grande encontro para tratar das lutas, metas, programa e plano de ação em conjunto dos militantes a fim de construir uma nova central, a qual unificará as lutas: é o CONCLAT – Congresso da Classe Trabalhadora que se realizará na primeira semana de junho deste ano.

Jussemara Souza da Silva

Rede RDC web

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

COMO OUVIR A RÁDIO FÓRUM PORTO ALEGRE

Visualizar

Se você não conseguir ouvir a Rádio Fórum aqui no blog RDC NOTÍCIAS, basta clicar no link http://www.rdcwebbrasil.com/ que é o site da RDC WEB BRASIL, emissora que faz parte da Rede de Cobertura do Fórum.

OUÇA E LEIA A COBERTURA FÓRUM SOCIAL 2010 NA RÁDIO FÓRUM POA

Prezados,

Importante: a programação está acontecendo ao vivo e pode ser acompanhada no nosso site, cujo endereço é www.rdcwebbrasil.com . É preciso escolher o ícone do player que funcione no computador (winanp, media plaey ou real player) e abri-lo como arquivo.

A parte escrita está no blog www.rdcnoticias.blogspot.com .

Agradeço se puderem repassar este e-mail para seus amigos.

Um abraço,

Itair Linchim
RDC WEB




Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA CIDADE JARDIM

GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA CIDADE JARDIM






O Carnaval renasceu em BH



A Escola de Samba Cidade Jardim, situada no Conjunto Santa Maria, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, uma das mais tradicionais escolas de samba de Belo Horizonte, convida a todos e todas para participarem das atividades políticas e culturais e ensaios da escola!



Fundada há quase cinco décadas, e pioneira em Belo Horizonte nos desfiles de carnaval no formato das tradicionais escolas de samba, com enredo, a figura do puxador de samba, as alas e o mestre salas e a porta bandeira, entre outros, a Cidade Jardim é também a recordista em títulos de campeã do carnaval. Ela possui 18 títulos, sendo 11 deles consecutivos. A hegemonia da Cidade Jardim é um marco na história do carnaval de BH e foi conseguida entre os anos de 1963 e 1974. Além disso, a Escola conta com sete vices-campeonatos e três terceiros lugares.



Para comemorar a nova década que se inicia e também ir em busca do seu 19º título, a Cidade Jardim homenageará a sua “amiga” de infância, também quase cinqüentenária, Brasília. O qüinquagésimo aniversário da capital federal, que fará 50 anos no próximo mês de abril, é o tema escolhido para o carnaval 2010. Dentre as atividades previstas estão:



Ø Ensaios todas as noites da semana, sábados e domingos a partir das 16 horas na quadra da Escola de Samba Cidade Jardim;



Ø Ensaios nas “Alas” das outras comunidades: Ocupação Dandara – terças-feiras às 19h, sábado 16h;



Ø Protesto na Praça da Estação - sábado de manhã;



Ø Duelo de MC's – sextas-feiras à noite



Vamos ensaiar e lutar muito para que o desfile das escolas de Samba e Blocos Caricatos não vá desfilar na “BR”. Lá é bem longe do Centro da Cidade, Av. Afonso Pena, e dos prazeres da praça da estação, que estão querendo transformar em bulevar.



Vamos para a Avenida bem acompanhados, com JK, seu Oscar e os Candangos de ontem e de hoje, desfilando “Os 50 anos da Construção de Brasília”.Na nossa “Cidade Jardim” também respiramos e transpiramos Samba, Liberdade, Alegria e Amor. Além da Avenida do Samba vamos ter bailes todos os dias na quadra da Cidade Jardim, no sábado e terça-feira na Dandara vai ter carnaval.







Como Chegar na Escola:



Ônibus 9208 e 9104, ponto final; 4110, 4113 e 8207, descer na Avenida Raja Gabaglia perto do número 1710.



Como Chegar na Ocupação Dandara:



Ônibus: 3302 – 2213 – 2215. (Céu Azul) Descer Próximo à Escola Estadual Deputado Manoel Costa.



Grêmio Recreativo Escola de Samba Cidade Jardim



Rua dos Gentios, 1415 – Conjunto Santa Maria, Belo Horizonte – MG.



Ocupação Dandara: A área está situada no bairro Céu Azul, na Nova Pampulha, em Belo Horizonte, no encontro das Ruas Estanislau Pedro Boardman.



Contatos:



Assessoria de Imprensa: Igor Figueiredo (19) 8835-1545 José Guilherme Castro: (31) 9812-3338 – Alexandre “Lee”: (31) 9857-5345











__._,_.___
4º Seminário de Políticas Sociais acontece dia 27/01, na Unisinos


terça-feira 26 de janeiro de 2010

"O papel público das políticas na garantia dos direitos sociais" é o tema do Seminário de Políticas Sociais, com participação de Marina Silva e Boaventura de Sousa Santos




No ano em que o Fórum Social Mundial completa 10 anos de história e Porto Alegre realizará um Seminário de Avaliação dos processos desencadeados por este grande movimento mundial por um “outro mundo possível”, é fundamental que se retome a ideia que originou a proposta do Seminário de Políticas Sociais, resgatando o debate travado nos seminários anteriores e olhando para o contexto atual.



Para tanto, propõe-se a realização deste 4º Seminário de Políticas Sociais, que articulará as entidades e organizações envolvidas nos seminários anteriores e procurará agregar outras, visando a discussão de questões fundamentais a partir de contextos diversos.



O tema escolhido para este seminário - O papel público das políticas na garantia dos direitos sociais - busca enfocar o momento atual em que se percebe o abandono progressivo da ideia de um Estado mínimo e uma responsabilização crescente dos governos pela implantação e implementação das políticas sociais, tendo em vista a necessidade de uma integração, agora sob outras bases, entre o poder público e as organizações da sociedade civil, avaliando e reconfigurando os papéis de ambos.



A ideia de um Seminário de Políticas Sociais nasceu no contexto de preparação do Fórum Social Mundial de 2002, realizado em Porto Alegre, RS, Brasil. Um coletivo de entidades da sociedade civil, ligadas a diversas áreas de atuação, construiu a proposta e realizou o primeiro seminário, trazendo intelectuais e militantes de várias partes do mundo que conduziram a reflexão, fazendo um balanço e apontando perspectivas para o campo das políticas sociais. Esta experiência se repetiu, ainda, em 2003 e 2005, acompanhando as mudanças no cenário brasileiro, latino-americano e mundial, resultando também na publicação de materiais com subsídios para a discussão proposta.



Programação:



15h - Abertura e mística



15h30min - As Políticas Sociais e a sua expressão nas realidades contemporâneas - Sílvio Caccia Bava - Instituto Pólis e Le Monde Diplomatique e Hélios Puig Gonzalez - FEE/RS



16h30min - Debate



17h - Intervalo



17h10min - O papel público das Políticas na garantia dos direitos sociais - Marina Silva - Senadora e Boaventura de Sousa Santos - Universidade de Coimbra



18h30min - Debate



19h30min - A Agenda Mundial das Políticas Sociais 2010 - revisada e atualizada - José Rogério Lopes - Unisinos



20h - Encerramento



Serviço:



Data: 27 de janeiro de 2010 Horário: Das 15h às 20h Local: Anfiteatro Padre Werner - Unisinos Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo/RS



Objetivo



Reunir e articular agentes dos diferentes países, esferas e organizações que atuam no campo das políticas sociais;

Analisar as expressões da realidade e os impactos das políticas sociais no cenário mundial;

Dar continuidade ao debate mundial sobre as possibilidades e os limites das políticas sociais na contemporaneidade;

Revisar e atualizar a Agenda Mundial das Políticas sociais, construída nas edições anteriores dos Seminários das Políticas Sociais, realizados nos FSM, em Porto Alegre.



Público-alvo



Gestores/as, entidades e organizações da sociedade civil, trabalhadores/as e usuários/as das políticas sociais.



Fonte: Instituto Humanitas Unisinos





Thaís Wernek


secretária da identidade e da diversidade cultural Ministerio da cultura


PROJETO VIDAS PARALELAS


Marco Maragato


Rádio Fórum Poa
Show do Grupo Papas da Lingua Aconteceu ontem dia 25/01/10, no palco montado ao lado da usina do gasômetro, junto ao rio Guaiba, o grupo Papas da Lingua.Um grande show de abertura do Forum Social Mundial.Os Papas da Língua, agradeceram a grandepaltéia que se fez presente, quais se mesclaram entre as mais diversas fases de público detodas as idades, jovens, militantes dos mais diversos segmentos sociais.Eles expressaram-se com muita alegria, dizendo que o Forum Social Mundial e o dia de ontem foi um grande presente de Deus. E que este evento vai estar sempre presente em Porto Alegre. Que a concretização deste já é o caminho para a realização de um NOVO MUNDO!

Iury da Silva

rádio fórum Poa

ABERTURA DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL E A GRANDE CAMINHADA

O Forum Social Mundial teve sua abertura com uma grande caminhada no dia 25/01/10.Essa foi realizada com muito sucesso somando junto a presença de várias pessoas e representações dos mais diversos segmentos sociais.Uma caminhada contagiante. Muita energia e passos reais de um projeto já consolidado no estabelecimento das relações políticas, sociais, humanas e de esperança desta busca real de um NOVO MUNDO È POSSIVEL!A interação dos mais diversos países e suas relações com as atividades do Forum Social Mundial na esperança de que a dignidade, justiça e o respeito seja estabelecido na prática de cada um de nós referente ao nosso semelhante e ao meio que se interage.O Forum Social Mundial, nesta brilhante caminhada demonstra sua grandeza e a possibilidade de construção de alternativas de novas culturas, novos espaços coletivos, sociais na permanente realização e prática do diálogo, aprendizagem com o diferente e o novo, na formação de uma nova estrutura social de nossa sociedade que busca romper com o método capitalista, do lucro e da individualidade.

Elzamir Ferreira
Radio Forum POA
http://www.zshare.net/audio/71729675c97cf582/

José Bertelli do Programa Inclusão Digital do Banco do Brasil em Brasília e Carlos Alberto de Castro atual Assessor da FENADADOS entrevistados por Nadia Thalji da ONG InterPlay


Rádio Fórum Porto Alegre
http://www.zshare.net/audio/71726662586d313d/

entrevista com a ong Sentinela

Falcao da tinga

Radio fórum de Porto Alegre

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010


Começa Fórum Social 10 anos: Grande Porto Alegre

Articulado para ser um espaço de balanço de uma década de encontro e marcado pela presença de cidades da região metropolitana da capital gaúcha, o Fórum Social 10 anos: Grande Porto Alegre aguarda a presença de chefes de estado como Lula, Evo Morales, Pepe Mujica e Fernando Lugo. Cerca de mil pessoas participaram da abertura do evento, nesta segunda-feira, na usina do Gasômetro. Presidente Lula falará aos participantes do Fórum nesta terça-feira (Fotos: Eduardo Seidl).

Clarissa Pont

Cerca de mil pessoas acompanharam, na manhã desta segunda-feira (25), na Usina do Gasômetro, a abertura do Fórum Social 10 anos: Grande Porto Alegre. O evento regional, que irá até o dia 29 de janeiro, terá mais de 500 atividades descentralizadas nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga. Articulado para ser um espaço de balanço de uma década de encontro e marcado pela presença de cidades da região metropolitana da capital gaúcha, o Fórum aguarda a presença de chefes de estado como Lula, Evo Morales, Pepe Mujica e Fernando Lugo.

O Fórum Social Mundial de 2010, comemorando seu décimo ano de existência, acontece de forma descentralizada em pelo menos 27 eventos regionais, nacionais e locais espalhados pelo mundo ao longo do próximo período. Em Porto Alegre, uma das atividades centrais será o Seminário Internacional “10 Anos Depois: Desafios e propostas para um outro mundo possível”, que contará com a participação de mais de 70 intelectuais e dirigentes sociais do mundo todo - muitos dos quais integraram o processo de criação e construção do Fórum Social Mundial (FSM) nos últimos dez anos.

O seminário pretende examinar os novos desafios da esquerda mundial e projetar possíveis caminhos futuros para o FSM. Também deve fazer uma reflexão mais sistemática sobre o que foi realizado até aqui, os erros e acertos, e a dinâmica institucional do Fórum, constituindo-se em um momento de reflexão estratégica dirigido aos ativistas mais envolvidos no processo.

Para Olívio Dutra, dirigente do Partido dos Trabalhadores e ex-governador do Rio Grande do Sul, nada é por acaso neste balanço em 2010.
"Há dez anos, o Fórum veio para a capital do Estado mais meridional do Brasil porque tínhamos um projeto com a matriz da participação comunitária, do protagonismo social, do respeito aos movimentos, da instigação da apropriação pública do estado e do controle da sociedade sobre o estado, e não o inverso. A realização do Fórum novamente em Porto Alegre revela que, há dez anos, tínhamos razão em fazer acontecer esse movimento e, através de Porto Alegre, ganhar o mundo. Aqueles que contestavam e que se indispunham contra o Fórum, hoje são obrigados a admitir a força do movimento. É uma vitória importantíssima”, avaliou.

A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nesta terça-feira (26) fala em um debate com representantes de movimentos sociais que participam do Fórum, está confirmada. Além de Lula, os organizadores desta nova reunião esperam em Porto Alegre outros presidentes latino-americanos, como o boliviano Evo Morales e o paraguaio Fernando Lugo. Estarão no encontro o presidente eleito do Uruguai, José Mujica, e o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, que participarão de várias atividades paralelas ao Fórum.

A descentralização e o protagonismo das cidades da região metropolitana de Porto Alegre, governadas pelo Partido dos Trabalhadores como a capital quando abrigou a primeira edição do Fórum em 2001, é outra marca deste encontro de avaliação. Fruto de uma articulação dos prefeitos destas cidades que estiveram em Belém do Pará em janeiro de 2009, a inclusão das atividades no calendário oficial do Fórum é vista como outra vitória. “Essa articulação representa o protagonismo da região metropolitana. Por isso temos tantas atividades fora da capital, como a Casa de Cuba em São Leopoldo, as atividades de economia solidária e o Encontro das Cidades do Orçamento Participativo em Canoas e tantas outras. É uma emergência das periferias. Esse é o primeiro Fórum que acontece fora de uma capital. O Fórum voltou para Porto Alegre, mas o espírito dele se deslocou para a região metropolitana”, resume Jéferson Asunção, secretário de Cultura de Canoas.

A programação do Seminário Internacional “10 Anos Depois: Desafios e propostas para um outro mundo possível”:

25/1, segunda-feira

9h-10h30 Mesa de Saudação
Participantes:
Autoridades locais, estaduais, federais
Representantes históricos do FSM da sociedade civil
Local: Gasômetro

11h-13h Mesa de Abertura
Fórum Social Mundial – Balanço de 10 Anos
Participantes:
Lilian Celiberti, Raffaella Bollini, Nandita Shah, Francisco Whitaker, João Antônio Felício, João Pedro Stédile, Oded Grajew, Bernard Cassen, Olívio Dutra
Local: Gasômetro

26/1, terça-feira
A Conjuntura Mundial Hoje
9h-12h A Conjuntura Ambiental Hoje
Participantes:
Nicola Bullard, Gilmar Mauro, Roberto Espinoza, Hildebrando Vélez Galeano, Elisiane Khan (*)
Local: Gasômetro

fonte carta maior

marco maragato
rádio fórum porto alegre

Fórum Social Mundial faz revisão de seus 10 anos

Da Agência Estado


Sem o mesmo fluxo de público que sobrecarregou a rede hoteleira da capital gaúcha em edições anteriores, começa hoje o Fórum Social Mundial (FSM) que irá discutir os dez anos do evento. A missão de fazer o balanço da experiência caberá a participantes que acompanharam seu nascimento, em 2001, durante um seminário em Porto Alegre, que se estenderá até sexta-feira. Ao mesmo tempo, seis cidades da Região Metropolitana terão atividades paralelas, como parte do formato descentralizado do FSM em 2010, com dezenas de fóruns regionais e temáticos ao longo do ano no Brasil e exterior.



A descentralização mudou o caráter do FSM, que retorna a Porto Alegre, desta vez como evento regional, em lugar da reunião mundial que aconteceu na cidade em 2005. Segundo seus organizadores, essa característica explica o menor número de inscrições e são esperados cerca de 20 mil participantes. O fórum mundial deste ano será a soma de todos os eventos descentralizados, afirma Francisco Whitaker, integrante da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).



O sentido do encontro também é outro. "Quando começamos, a globalização era uma arrogância só, parecíamos pregadores no deserto", compara Sérgio Haddad, coordenador-geral da ONG Ação Educativa. A crise financeira aprofundada em setembro de 2008 tornou obsoleto o Fórum Econômico Mundial, dizem os participantes do FSM, sobre a cúpula realizada anualmente em Davos, na Suíça, à qual fez contraponto.



Intercâmbio



O intercâmbio entre os fóruns chegou a ser direto, via teleconferência, em 2001, aproveitando a coincidência de datas entre os dois eventos. Durante uma hora e meia, doze representantes do FSM e quatro participantes da cúpula financeira mundial expuseram suas diferenças. De Porto Alegre, o público acompanhou o debate em telões e televisores espalhados pela Pontifícia Universidade Católica, local do fórum.



A chegada ao poder de líderes identificados com movimentos sociais também mostrou que isso não é suficiente para promover mudanças defendidas pelos idealizadores do FSM, avalia Whitaker. "Chegar ao poder pode ser decisivo para certas rupturas, mas não é imprescindível", argumenta. No Brasil, exemplifica, a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva era condição para reverter prioridades, "mas vimos que ele não pode fazer tudo". Whitaker avalia que o governo Lula foi "um sucesso" na redução das desigualdades, mas são necessários novos mecanismos que aprofundem este processo.



Lula estará amanhã em Porto Alegre. Apesar da dificuldade de implantar propostas que ganharam visibilidade no FSM, como a taxação de transações financeiras, Whitaker avalia que não há frustração com os resultados. "É uma constatação de que as coisas são difíceis", afirma, citando como exemplo a recente cúpula sobre mudanças climáticas em Copenhague, em dezembro. "Temos que insistir nestas e apresentar novas propostas", recomenda.

marco maragato

radio fórum porto alegre

FSM 2010 from webtopia on Vimeo.

ORIENTAÇÃO PARA OS REPÓRTERES VOLUNTÁRIOS

Você é nosso convidado para participar da “Rede de Repórteres Voluntários”, encaminhando reportagens e notícias à Rádio Fórum Porto Alegre.

BASE DA OPERAÇÃO:

1. O estúdio da rádio está sediado na Usina do Gasômetro em Porto Alegre;
2. Ela opera em canal da web propiciado pela Procempa;
3. Deve estar disponível para audição no site do FSM 2010 Comitê Porto Alegre;
4. Aqui neste Blog, está centrado todo o trabalho jornalístico da cobertura. Todo repórter voluntário precisará abri-lo para ter as orientações de como encaminhar as matérias;
5. No Blog está disponível o som da rádio com a cobertura. Também, há diversos recursos para uso dos repórteres, dos locutores e das emissoras que desejem copiar a programação para retransmiti-la em suas áreas de abrangência.
6. As reportagens podem ser de dimensão curta ou média e ser escritas em computador, para envio por e-mail , do local onde o repórter estiver. (O Fórum acontece nos municípios da Grande porto Alegre);
7. Poderão, também, ser enviadas fotos, reportagens gravadas em formato wawe ou mp3 e, também vídeos.
8. Para os repórteres de primeira viagem, sugerimos que montem seus textos procurando responder às perguntas clássicas do jornalismo: "Quem? O quê? Como? Onde? Por quê?
9. É importante que no rodapé do texto seja informado o nome completo do autor, meio de comunicação ao qual pertence. Exemplo: Rede RDC Web, Rádio Fórum Porto Alegre, outro meio de comunicação ou “Repórter Independente” É importante enviar ao Editor do Blog o seu fone, para que possamos fazer contato;
10. Toda matéria que chegar à Editoria será revisada e publicada no Blog, ficando à disposição dos visitantes do blog, seja para simples leitura ou para reprodução na Rádio Fórum Porto Alegre e outros meios de comunicação.
11 As matérias deverão ser enviadas para os e-mails que aparecem em movimento na parte superior da página deste Blog cujo nome é "RDC NOTÍCIAS".
12. Quem dispuser de notebook com câmera e/ou microfone e desejar enviar reportagem ao vivo para o estúdio, deve entrar em contato conosco pelo fone (51) 99077497 para buscar orientação de como proceder;
13. No Blog RDC Notícias, há diversos recursos: Links de acesso a sites importantes que facilitam a pesquisa na web, tradução para 12 idiomas, streamings, etc;
14. O mais importante neste trabalho é o repórter não esquecer o link de acesso ao Blog RDC Notícias, que é o seguinte: http://rdcnoticias.blogspot.com/
NOTA: Os navegadores também aceitam que se escreva de modo mais simples este endereço:
rdcnoticias.blogspot.com

15. Lembramos que a cobertura está acontecendo em parceria com a LABRE (Liga dos Radioamadores - ver matéria no Blog).

Boas atividades!

ITAIR LINCHIM - RDCWEB

IMAGEM ANONIMAS DO FSM 2010


O PREFEITO JOSE FOGAÇA
HOJE NA ABERTURA DO FSM



LU

TVGATO BRASIL
PELOTAS

Rede de Cidades Sustentáveis terá atividade no FSM 2010

"Os Novos Paradigmas do Desenvolvimento". Este é o título da atividade que a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis realizará em Porto Alegre, no dia 28 de janeiro, durante o Fórum Social Mundial 2010 (FSM 2010).

Segundo informou o Movimento Nossa São Paulo (MNSP), o evento contará com a presença do sociólogo português Boaventura de Souza Santos, da senadora Marina Silva (PV-AC) e do presidente do MNSP, Oded Grajew.

A realização do encontro previsto para as 14h, no Armazém 7, do Cais do Porto, integra a programação do FSM 10 anos: Grande Porto Alegre - conjunto de atividades que será realizadas na capital gaúcha, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga.

Ao longo deste ano, quando o FSM completa uma década de vida, 27 eventos regionais e nacionais serão distribuídos por diversas regiões do mundo, com o objetivo de se evitar a centralização do encontro.

Dada a importância da data e do evento, estão sendo aguardadas as presenças de alguns chefes de Estado da América Latina, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Evo Morales (Bolívia), José Mujica (Uruguai) e Fernando Lugo (Paraguai).

Além deles, outros políticos de destaque e mais de 70 intelectuais deverão discutir novas alternativas para o mundo às margens da Lagoa Guaíba, mais conhecida em Porto Alegre como Rio Guaíba, a partir do dia 25. A parte gaúcha do FSM 2010 termina em 29 de janeiro.

FONTE REDE CIDADE

MARCO MARAGATO

RÁDIO FÓRUM PORTO ALEGRE


http://www.zshare.net/audio/716814429c4f0cdf/

Download Link
SHOW DO FSM 2010


IURY

RÁDIO FÓRUM PORTO ALEGRE
http://www.zshare.net/audio/71678079fe5a36e8/
Download Link

audio reportagem xadrez ecologico

marco maragato

Rádio Fórum Porto Alegre


audio reportagem marco maragato

rádio fórum de radios

hoje na usina.

para Download Link


http://www.zshare.net/audio/716732855a3893b3/
amanhã o presidente luis inácio lula da silva faz uma avariação da próxima
dos movimentos social liga ao fsm e seu governo
amanhã às 18hs no gigantinho.

marco maragato

rádio forum porto alegre

domingo, 24 de janeiro de 2010

REDE DE REPÓRTERES VOLUNTÁRIOS

Participe da Rede de Repórteres Voluntários que atuará na Cobertura do Fórum Social Mundial, enviando suas matérias para o Blog RDC NOTÌCIAS . Faça contato conosco através do e-mail rederdcweb@yahoo.com .
Lembramos que as inscrições de imprensa, até a data limite, podem ser feitas pelo link: http://fsm10.procempa.com.br/wordpress/?p=576#wpcf7-f2-p576-o1